JOSY CORREIA
AQUILO QUE SE VÊ E FICA | EXPOPHOTO
Josy Correia é actriz, narradora oral, poeta e viajante, mas poderia resumir-se como contadora de histórias. A fotografia sempre a encantou, acompanhando-a como forma de registro de suas investigações e materialização de seu olhar poético. As suas imagens, ora transmitem um sentimento latente, ora uma composição esmiuçada, seja em retratos, paisagens naturais e urbanas ou de natureza morta.
A partir de 2005, passa a documentar as suas pesquisas em cultura popular e tradição oral, em aldeias camponesas e comunidades litorâneas do estado do Ceará (Brasil), numa série de imagens sobre o cotidiano rural, mestres tradicionais e colônias de pescadores.
Em 2006 segue para incursões em diversas cidades brasileiras, incluindo breves paisagens naturais do pantanal sul-mato-grossense, da amazônia acreana, do sertão nordestino e mineiro e de paisagens urbanas de algumas das maiores capitais do país como Fortaleza, Recife, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 2009 inicia a sua peregrinação andarilha pela América Latina, percorrendo sete países revelados em imagens simbólicas que contam histórias, onde documentou uma série de retratos de crianças entre outras impressões etnológicas.
Em 2013, atravessa pela primeira vez o Atlântico, chegando a Ilha de Santiago em Cabo Verde (África) e chega ao norte europeu itinerando por outros seis países do Velho Mundo, até uma pausa em Portugal, onde reside atualmente.