top of page
Trovadoras_Itinerantes (3).jpg

As Trovadoras Itinerantes são uma dupla de artistas que percorrem o mundo a contar e a ouvir histórias e canções de tradição oral de seus povos. Um projecto que chegou do Brasil em 2013, a percorrer países como Espanha, França, Holanda e que encontrou pouso fértil em terras portuguesas, onde residem atualmente. Nele, as multi-artistas, escritoras e investigadoras Josy Correia e Luciana Costa, realizam coletas etnológicas, publicações literárias, formações artísticas, sessões de contos, música e artes cénicas de modo criativo, interativo e divertido, com concertos e espectáculos para todas as idades.

logo_rádio_trovadoras (10).png

Foto: Marcelo Paes de Carvalho

Agenda Itinerante - De volta a Portugal pelas beiradas do mundo 2023
Facebook | Instagram

Teaser do espetáculo cénico-musical de José Saramago: "O Conto da Ilha Desconhecida"
Co-produção entre artistas de Portugal, Espanha e Brasil

Solicite orçamento: trovadorasitinerantes@gmail.com

Escute as Trovadoras

Josy Correia é escritora, actriz, contadora de histórias, formadora, investigadora e produtora cultural. Formada em Artes Cénicas pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual de Fortaleza (Brasil) possui 24 anos de experiência em teatro, narração oral e formações de contadores de histórias e educadores. É diretora-fundadora da Cia Catirina de artes cénicas há 20 anos e do projecto Trovadoras Itinerantes. Diretora da Escola de Narradores no Brasil (desde 2015) e em Portugal (desde 2017) e membro fundadora da Associação Cultural Ações & Conexões. Coordena a Rede de Mulheres cordelistas, cantadoras e repentistas no Brasil e em Portugal e é curadora do encontro internacional de contadores de histórias Cordão de Histórias desde 2005. Publicou dois livros de literatura infantil, diversos cordéis e artigos.



Luciana Costa é escritora, ilustradora, música (multi-instrumentista), maestrina de coros e grupos vocais, compositora, formadora, investigadora e produtora cultural. Formada em Música pela Universidade Estadual do Ceará-UECE de Fortaleza (Brasil) com habilitação em piano pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno (Brasil) e é mestranda em Etnologia das Artes Vivas na Université Nice Sophia Antipolis em Nice (França). Compõe trilhas sonoras para sessões de contos, espetáculos cénicos, rádio, cinema e televisão. Possui 18 anos de experiência em formações de grupos de canto, coral, instrumentos e teoria musical.  É diretora musical da Cia Catirina de artes cénicas e do projecto Trovadoras Itinerantes há 8 anos, além de membro e diretora financeira da Associação Cultural Ações & Conexões em Portugal. Publicou dois livros de literatura infantil, diversos cordéis e artigos.  

bottom of page